GuanajuatoMexicoCity.com
O melhor guia online deMexico City
Os canais de Xochimilco são uma lufada de ar fresco no meio da poluição da Cidade do México e as gôndolas acrescentam um pitada de cor ao ar acinzentado do interior da cidade. Os canais são a última lembrança dos rios que em tempos atravessaram os vales da Cidade do México e atualmente pequenos canteiros com flores e plantas alinham-se nas margens dos canais como faziam em tempos as grandes quintas.
As coloridas gôndolas
Flutuar ao longo dos canais de Xochimilco pode ser uma excursão relaxante e agradável ou, como fazem os Mexicanos, uma ocasião para beber e festejar. Nos barcos, jovens Mexicanos experimentam bebidas e cantam entre eles, enquanto as bandas flutuantes e bancas exercem o seu comércio. Os canais de Xochimilco são uma mistura caótica de barulho, paisagens e cheiros e é um lugar maravilhoso de vivenciar enquanto estiver na Cidade do México.
As gôndolas coloridas que flutuam ao longo do canal de Xochimilco são contratadas à hora e a maioria das pessoas passa 1:30-2 horas na água. O custo do aluguer depende maioritariamente do movimento na água, do nível de regateio e da sua fluência na língua Espanhola. Tipicamente um aluguer de uma hora tem um custo $16.00 ($200.00 pesos) por pessoa, mas os grupos maiores podem regatear mais o preço.
Os canais de Xochimilco situam-se no limite sul da Cidade do México, a 23 km do centro da cidade e chegar lá envolve uma longa viagem. Através de transportes públicos, a totalidade da viagem demora 1:30h (incluindo a caminhada da estação).
As Gôndolas para Alugar nos Canais de Xochimilco
A viagem requer que embarque na linha número 2 do metro (azul) até à estação final de Tasqueña, e então que apanhe o metropolitano (Tren Ligero) outra vez até à estação final de Xochimilco. É necessária uma caminhada de 15 minutos até aos ancoradouros dos barcos do canal. O método mais fácil é apanhar um táxi, mas depois fica à mercê do tráfego da Cidade do México. Na melhor das hipóteses, a viagem irá demorar 30 minutos, mas pode demorar mais do que uma hora.
Os canais de Xochimilco são tudo o que resta da extensiva rede de canais, que em tempos ligava os lagos do vale do vulcão extinto da Cidade do México. Estes canais indiretamente artificiais foram outrora o principal meio de transporte utilizado pelos Astecas e atualmente providencia uma fonte de divertimento e de prazer para os residentes que fogem da azáfama do tráfego da Cidade do México. Os jovens Mexicanos contratam as gôndolas com tema colorido Asteca e transformam a calma que flutua ao longo dos canais, numa festa e celebração, que normalmente envolve outras gôndolas. Domingo é o melhor dia para fazer parte desta experiência com uma atmosfera festiva.
Uma frota de outras pequenas canoas e gôndolas acrescentam-se à atmosfera vibrante com vendedores ambulantes a vender presentes, torterias flutuantes a preparar comida e músicos Mexicanos cantando os seus corações fora. Os pequenos canteiros floridos (Chinampas), que flutuam sobre os canais são realmente inesperados na extensa Cidade do México. Cada pedaço de terra cultiva comercialmente flores ou plantas para venderem nos mercados da cidade e a vegetação acrescenta um cenário único à experiência nos canais de Xochimilco.
As gôndolas são chamadas de trajineras (traineiras) e tem as suas origens nos barcos pré-Hispânicos utilizados pelos Astecas. Esta ligação com os Astecas continua, fiel ao esquema de cores e padrões garridos que adornam os flancos das gôndolas. Atualmente, existem acima de 200 trajineras, que navegam dentro das 114 milhas dos canais e mais de três quartos destes barcos são especialmente desenhados para turistas e visitantes, com os restantes transportando mercadorias ou providenciando serviços para turistas..